O programa Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) apoiado pelo Conselho Federal de Medicina, atento às demandas de capacitação médica dos profissionais, trouxe nos últimos dias de forma inédita, o Curso Avançado de Suporte ao Trauma (Advanced Trauma Life Support – ATLS) nas cidades de Ji-Paraná e Porto Velho.
Desenvolvido pela American College of Surgeon (ACS) e sua Comissão de Trauma (COT), o curso oferece treinamento sistêmico e conciso para o cuidado precoce de pacientes com trauma. Com vagas limitadas, cerca de 35 médicos concluíram o programa e estão aptos para fornecer um atendimento seguro e confiável para a população atendida. “O curso superou minhas expectativas. Cada dia mais precisamos estar preparados para dar o melhor atendimento aos nossos pacientes”, ressaltou o médico e participante Dr. Alerson Torres.
Divididas em aulas teóricas e práticas, a capacitação engloba entre outros benefícios, a avaliação e condição do paciente de forma rápida e precisa, a estabilização do paciente de acordo com a prioridade determinando assim se as necessidades do mesmo excedem a capacidade de uma instalação, até a garantia de que o cuidado ideal seja prestado e que o nível de cuidado não se deteriora em nenhum momento durante o processo de avaliação, ressuscitação ou transferência.
Seguindo um cronograma de atividades como essa, em breve o Cremero divulgará novos cursos. “O programa EMC vem possibilitar ao nosso médico acesso aos melhores cursos da atualidade sem precisar se preocupar com a distância que estamos dos grandes centros de treinamentos”, garantiu o presidente do Cremero, Dr. Lucas Levi G. Sobral.