De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que neste ano, o câncer colorretal atinja mais de 40 mil pessoas entre homens e mulheres em todo o Brasil, sendo o quarto câncer mais incidente em homens e o terceiro em mulheres na região Norte. Atenta a esta realidade, a Liga Acadêmica de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica de Rondônia (LAGECC-RO) supervisionada pelo médico e professor Dr. Spencer Vaiciunas realizará nos dias 17 e 18 de março o II Simpósio de Conscientização sobre Câncer Colorretal com o apoio do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O evento será presencial e on-line e já está com as inscrições abertas pelo site www.cremero.org.br .
De acordo com o médico e também conselheiro do Cremero, Dr. Spencer Vaiciunas é de grande importância a compreensão e a conscientização sobre os principais pontos acerca do câncer colorretal. “Ele tem uma representação significativa na epidemiologia mundial. É uma doença ambiental relacionada ao estilo de vida. Excesso de consumo de bebida alcoólica, baixo consumo de frutas e vegetais, alto consumo de carnes vermelhas e processados, obesidade e tabagismo estão relacionados ao aumento deste câncer. A maior incidência ainda é nas mulheres e a importância do exame precoce através do exame de colonoscopia evita a mortalidade em até 60% dos casos”, explicou.
Para o primeiro dia de encontro os palestrantes serão Dr. Spencer Vaiciunas com o tema “Epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico clínico” e Dr. Wiliam Igi que falará sobre “Rastreamento do câncer colorretal”. Já para o dia 18 os estudos serão apresentados pela Dra. Carolina Medici, que abordará sobre “O papel da radioterapia no câncer colorretal”, e pelo Dr. Fábio Bennesby, “O papel da cápsula endoscópica no câncer colorretal”.