O Setor de Tecnologia da Informação do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), mais conhecido como Setin, integra também os departamentos de assessoria direta da Presidência. O trabalho deste setor vai além de acompanhar atividades relacionadas a instalação ou manutenção de equipamentos. No Cremero, o Setin trabalha diariamente em pesquisas que alinham métodos e técnicas virtuais para agilizar e facilitar o acesso do usuário aos serviços oferecidos pelo Conselho estando alinhado com o planejamento estratégico da Instituição.

De acordo com o Presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado, o setor existe há aproximadamente 12 anos e foi transformando as formas de trabalho do Conselho. “No começo a necessidade surgiu da criação de normativas para maior controle dos demais setores, modernizando principalmente os protocolos de serviço e a relação entre todos os departamentos. O Setin foi responsável por fortalecer os processos diários na rotina da administração como um todo, principalmente na execução de tudo que sempre foi proposto”, afirmou.

Sob a responsabilidade do analista de sistemas Bill de Souza, o departamento está sempre alinhado a Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Medicina (CFM) compartilhando ideias e desenvolvendo protocolos a partir de necessidades locais que podem ser replicadas nos demais Conselhos por todo o Brasil. “Essa união entre Conselho Federal e Conselhos Regionais tem como objetivo maior buscar alternativas que levem os serviços mais importantes da classe a um simples ‘clique’, independentemente de onde estejam nossos médicos. A informatização sempre foi tratada com prioridade acompanhando o avanço tecnológico da sociedade. O portal de serviços é exemplo disso”, ressaltou o analista de sistemas.

Entre outras atribuições integradas ao CFM estão a rotina de backups do Sistema Integrado a Entidades Médicas (SIEM) e a atualização dos dados cadastrais dos médicos enviado periodicamente por esses backups do SIEM para o CFM para unificar os dados junto aos órgãos Estaduais e Federais.

Portal de Serviços/CRM Virtual

O Portal de Serviços ou CRM Virtual como agora o CFM tem chamado, disponível para todos os Conselhos Regionais e seus médicos registrados, se adiantou na informatização antes mesmo da pandemia. Através dos endereços https://crmvirtual.cfm.org.br/ ou https://portalservicos.cfm.org.br/portal/ é possível a emissão dos seguintes serviços: Primeira Inscrição (formado no Brasil ou no Exterior) ou Cancelamento, Emissão de Certidão de Antecedentes Éticos, Certidão de Inscrição ou Cancelamento de Pessoa Jurídica, Certidão de Quitação de Débitos, Certificado de Regularidade de Prestador de Serviço Médico, Declaração das Especialidades ou de Especialidade Registrada, Declaração de Inscrição ou Transferência, Declaração de Jubilamento, Declaração de Responsabilidade Técnica – PRGSS, Justificativa de Voto e Comprovante de Votação, 2ª Via de Boleto, Solicitação de Visto Provisório (90 dias corridos) ou Fracionado, Certidão de Aposentadoria e Certidão de Responsabilidade Técnica para Especialidade.

Para o Presidente do Cremero, a adesão ao portal de serviços tem crescido e foi consolidada neste período de pandemia. “Graças ao portal a maioria dos serviços não foi descontinuado mesmo com o distanciamento social. O que antes era permitido apenas pessoalmente nas nossas secretarias, hoje o Setin garante dando ferramentas e todo suporte para manter a continuidade do trabalho de forma on-line, prática e de simples acesso”, acrescentou Dr. Robinson Machado.

Para que todo o trabalho feito pelas equipes de TI tanto do Cremero quanto do CFM funcione é fundamental que os médicos mantenham seus cadastros atualizados. “O benefício representa que atualmente 90% dos serviços mais procurados pelos médicos estão acessíveis virtualmente, o que antes era apenas possível presencialmente. Inclusive até a atualização de cadastro pode ser feito pelo nosso site”, explicou Bill de Souza.

Portal da Transparência

O Setor de Tecnologia da Informação também responde pela manutenção do Portal da Transparência, onde são divulgadas as informações institucionais e organizacionais do Cremero, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades e legislação. Essa ferramenta em especial permite a população o acesso a dados sobre a gestão administrativa do Cremero. “As consultas podem ser feitas de forma simples e rápida. Da lista de documentos disponíveis, constam relatórios e planilhas referentes a compras, contratos, licitações, despesas com fornecedores, gastos com diárias e passagens, previsão orçamentária e aplicação dos recursos financeiros, servidores, conselheiros, entre outros”, acrescentou o analista de sistemas.

Setin e Comunicação

O departamento cuida ainda da orientação de toda a organização e seus médicos registrados, da elaboração e ministração de programas de treinamento aos usuários da organização com base em solicitações e do planejamento técnico e de suporte do Programa de Educação Médica Continuada.

Além disso, o Setin é responsável pela administração do domínio do site, gerenciando contas e usuários e administrando informações da organização com as ferramentas disponíveis. O analista de sistemas também trabalha diretamente na criação de projetos gráficos para materiais impressos ou digitais, na criação e adaptação da identidade visual de peças publicitárias para o Conselho dando total apoio ao trabalho da Assessoria de Comunicação Social do Cremero.

 

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