No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto, para comemorarmos esta data, trago uma reflexão como pai e profissional médico. Atualmente, com a ativa da família contemporânea e a conquista feminina de espaço no mercado de trabalho, a função de pai teve que ser reinventada.
Os papéis sociais que antes eram predeterminados foram se tornando escassos. Até alguns anos atrás, incumbia à figura paterna o papel de provedor, participava pouco do convívio com os filhos e inteiramente adverso aos tópicos da casa. Mas, as atuais estruturas familiares precisaram de pais mais presentes e participativos.
E como conciliar ser um profissional e antes de tudo, ser um bom pai? Não é fácil, mas do que nunca é oportuno mostrar as nossas dificuldades como profissionais médicos. As condições que estamos expostos, a falta de tempo, a quantidade absurda de pacientes que atendemos, os lugares insalubres, plantões excessivos e longos, falta de material de insumos ou ausência de respeito de governantes, autoridades e pacientes. E como chegar em casa, agradar seu filho, ser um pai presente e esquecer tudo o que aconteceu no seu ambiente de trabalho?
Esquecer tudo…esta é a palavra “esquecer”, deixar a bagagem do profissional médico do lado de fora, agora o momento é ser pai, brincar, acariciar, passar a importância de ter caráter, honestidade, boa índole e principalmente ensinar os conceitos sobre princípios de como tratar um ser humano, pois, não fazemos nada de bom na vida sem princípios.
Tenha certeza que o cuidado, os momentos de pai e filho e os ensinamentos que passará hoje para seus filhos, resultarão nas pessoas que eles se tornarão. Compreendo que ser pai é abrir mão, amar incondicionalmente, fazer o seu melhor e ser um exemplo do que você gostaria que eles fossem.Ser pai e médico é cuidar em todos os momentos. Parabenizo os papais médicos neste dia especial. Feliz Dia dos Pais!
O Cremero deseja a todos o maior presente que um pai pode receber: a felicidade do seu filho.