Rede dos Conselhos de Medicina
Museu da Imagem e do Som do Cremero é lançado na capital

O Cremero é o segundo CRM no Brasil a instituir o museu

noitecultural1 

O lançamento oficial aconteceu durante a Noite Cultural do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na noite do dia 17 de outubro no auditório do Conselho. O MIS, que é online, (www.museucremero.com) foi apenas uma das ações que integraram as atividades da noite, uma cerimônia festiva em comemoração ao Dia do Médico. O museu foi inaugurado após a veiculação de um documentário sobre o médico Dr. Hamilton Raulino Gondim, líder no processo de instalação do então Conselho Regional de Medicina do Território Federal de Rondônia em 1963, sendo ele, o primeiro presidente. “Damos início a uma nova fase. Esse foi um grande passo para manter viva a história da medicina em Rondônia. Nosso Conselho é o segundo do Brasil a ter um museu nestes moldes” destacou o médico Dr. Viriato Moura, que também é escritor e artista plástico e há anos coordena o evento no Conselho.

noitecultural3

 

noitecultural5

 

Mas as novidades não pararam por aí. Durante o evento aconteceu também a tradicional entrega das comendas aos médicos com 15 anos ou mais de dedicação à medicina, fato este, enaltecido pelo atual presidente da autarquia, Dr. Spencer Vaiciunas. “O Cremero tem sempre como meta, tentar ajudar a melhorar a saúde do rondoniense e entendemos que uma das formas de fazer isso é auxiliando e valorizando também quem está na linha de frente, que é o médico. Dentre as tantas ações que temos desenvolvido, como por exemplo as fiscalizações e os eventos do Projeto de Educação Médica Continuada, as comendas com certeza são uma justa homenagem aos profissionais que lutam diariamente em favor da vida” ressaltou Vaiciunas ao lembrar e agradecer ao ex-presidente, atual vice-corregedor e conselheiro federal suplente, Dr. Cleiton Bach, idealizador das comendas através da resolução do Cremero nº 03/2016.

 noitecultural11

Em seu discurso de agradecimento o médico oftalmologista Dr. Cleiton Bach destacou a importância de se fazer lembrar do Dia do Médico e fez um agradecimento especial. “Esse com certeza é o legado do qual eu mais me orgulho de ter deixado. Agradeço imensamente o apoio do Dr. Viriato pelo seu empenho sempre em realizar a Noite Cultural e também ao Dr. Spencer Vaiciunas, por ter dado continuidade ao programa na autarquia” destacou.

noitecultural4

A iniciativa também foi parabenizada pelo conselheiro federal e tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) Dr. José Hiran da Silva Gallo, que ao parabenizar a equipe do Cremero agradeceu aos jovens médicos por lembrar e homenagear os médicos desbravadores que fizeram parte da história da medicina no estado.

noitecultural2

 

A cerimônia foi marcada por momentos expressivos e emocionantes. Um deles foi durante a entrega da comenda Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro, a mais relevante do Cremero que é entregue sempre ao médico que se destaca pela prática ética e competente da medicina. Este ano, a honraria foi entregue ao médico cirurgião Dr. Paulo Sérgio Amaral Gondim, filho do Dr. Hamilton Raulino Gondim.

noitecultural6

 

Emocionado, o médico que foi surpreendido com a homenagem lembrou em seu discurso dos momentos marcantes da sua infância que o levaram a viver a medicina. “Não me imaginava fazendo outra coisa. Eu sempre soube que queria ser cirurgião” citou ao relembrar sobre as visitas que fazia ao seu pai no Hospital São José e também dos momentos no qual ele se deleitava, fazendo, aos 7 anos de idade, no quintal da velha casa onde morava, a dissecção dos corpos dos calangos com as giletes que pegava do seu saudoso e idolatrado pai.

“Me sinto feliz e muito honrado em receber a homenagem. Sou um pertinaz apaixonado pela medicina e mais ainda pela cirurgia. Tudo que ganhei, as cidades que conheci, as coisas que conquistei: tudo devo a cirurgia. Eu irei até o final operando sempre” finalizou.

Durante o intervalo entre as atividades, os médicos e familiares assistiram ainda a um recital, apresentando em três sequências, pela pianista Andreia Figueiredo, que, ao final de sua apresentação, também pode contar com a participação de sua prima clarinetista, Jessica Gubert.

A Noite Cultural foi finalizada com o lançamento dos livros “101 Personagens da História da Medicina em Rondônia” de autoria do Dr. Heinz Roland Jakobi e “Poemas Mórbidos” do médico e conselheiro Dr. Nestor D´Andrea.

As obras foram apresentadas pelo Dr. Viriato Moura. Ao final, os médicos escritores autografaram suas obras no hall de entrada do Cremero, onde todos, além de participarem do coquetel, puderam ainda visitar a exposição lítero-iconográfica “O Médico entre Aspas”.

O evento contou com o apoio cultural do Sicoob Uni, Kaspen, Mello e Bach, Hospital Central, Hospital Prontocordis, Hospital Unimed, Centro Materno Infantil Regina Pacis, Pinheiro Advogados e do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

noitecultural8

 

noitecultural7

noitecultural9

noitecultural10

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
j-scatvids.club