Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Estudantes de Medicina da Unir realizam mais uma “Cerimônia do Jaleco” em Porto Velho

jaleco

Acadêmicos da décima quarta turma de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram na noite desta última sexta-feira (26) a “Cerimônia do Jaleco” que tem como finalidade, ao entregar o jaleco ao novo acadêmico, integrar o futuro médico à Universidade e lembrar da seriedade e responsabilidade que devem ter a partir daquele momento. A entrega aos alunos da décima quinta turma aconteceu dentro do auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero).

jaleco4

O evento contou com a participação dos veteranos, professores, calouros e familiares. A cerimônia do jaleco do curso de Medicina da Unir acontece desde 2013. Ela foi idealizada e realizada pela primeira vez pela décima primeira turma de Medicina. Esta foi a quarta cerimônia realizada por veteranos da Unir. Ao todo, trinta novos acadêmicos receberam seus jalecos.

jaleco1

O início da cerimônia foi marcada pela composição da mesa, que contou com a participação do reitor da Unir, Dr. Ary Miguel Teixeira Ott, do professor e chefe do Núcleo de Saúde da Unir, Dr. José Juliano Cedaro, do também professor e chefe do Departamento de Medicina da Universidade, Dr. José Odair Ferrari, da professora Sharon Rose Aragão, que na oportunidade, representou todos os professores, do acadêmico e vice-presidente  Luiz Felipe Gomes Rosa Silva, da Associação Atlética Acadêmica José Wilson Serbino Junior, do acadêmico e presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Camufro), Raphaell de Souza Barbosa e do vice-presidente do Cremero, Dr. Andrei Leonardo.

jaleco5

De uma forma bem descontraída e bem humorada, o reitor da Unir iniciou seu discurso falando sobre o significado do jaleco, que segundo ele, era símbolo da hierarquia nas faculdades de Medicina há mais ou menos uns quarenta anos. “Naquela época, a altura do jaleco significava hierarquia. Só usavam jalecos batendo na canela, o professor titular” enfatizou Dr. Ary Miguel Ott, ao falar ainda como as turmas têm sido cordiais umas com as outras e que a altura do jaleco representa agora a generosidade que a antiga turma recebe a nova.

jaleco2

Logo em seguida foi a vez do vice-presidente do Cremero, que em sua oportunidade, relembrou de como os trotes eram realizados anteriormente. “Fico muito feliz em ver que hoje os acadêmicos estão abrindo os braços aos novos alunos. Esse é um exemplo que deveria ser seguido também por outras faculdades” concluiu Dr. Andrei Leonardo.

Quem também deu as boas-vindas aos alunos foi o chefe do Departamento de Medicina da Unir. “Nós estamos recebendo vocês e esperamos que vocês retornem para nos substituir” disse Dr. José Odair Ferrari em tom de despedida. “Já estou de saída. Na formatura de vocês, não estarei mais na Universidade” acrescentou.

jaleco3

Todos os alunos puderam assistir antes da entrega dos jalecos, vídeos de familiares e depoimentos de alunos veteranos. Ao final, cada calouro recebeu, da mão de um padrinho, o seu jaleco. Seguindo a tradição, os calouros também fizeram um juramento. Ao final, os veteranos também prepararam um coffee break a todos os presentes.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br