Rede dos Conselhos de Medicina
Rondônia é destaque no Projeto da Educação Médica Continuada

emc1

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) fechou o ano de 2016 com saldo positivo em relação ao desenvolvimento do programa de Educação Médica Continuada. Ao todo foram cerca de vinte e cinco eventos entre cursos, simpósios e jornadas nas mais diversas áreas médicas. O projeto surgiu com o objetivo de fazer com que os médicos busquem o aprimoramento profissional, requisito básico para a evolução da Medicina e para o bom atendimento à população.

“Os eventos da educação médica continuada têm ganho cada vez mais adeptos e trazem à tona questões atuais relacionadas ao cenário mundial. Engana-se quem pensa que quem só ganha com isso são os profissionais participantes. A troca de informações e experiências baseadas em demandas locais também é uma questão importantíssima. A Medicina evolui constantemente e a participação dos nossos médicos é de fundamental importância para melhora na prestação do serviço, o que reflete diretamente na qualidade de vida do paciente” salienta o presidente do Cremero, Dr. Andrei Leonardo Freitas de Oliveira.

 emc2

Quando criado e lançado anos atrás em Brasília, o Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou uma pesquisa onde revelava que 96,3% dos médicos necessitavam de aprimoramento científico. “A Educação Médica Continuada nos permite ter um maior contato com questões mais relevantes da saúde com referência aos aspectos científicos, éticos e bioéticos. Esse projeto além de nos trazer atualizações, nos dá a oportunidade de trocar informações e de ter conhecimento da atual situação da saúde do nosso estado. A nossa região é mais isolada e o programa permite que nossos profissionais estejam sempre atualizados” destaca a oftalmologista e professora universitária Dra. Hévila Rolim que no ano de 2016 chegou a participar de cerca de seis eventos do EMC no Cremero. “Fiquei impressionada com a quantidade e diversidade de projetos implementados na gestão do Dr. Cleiton Bach, ex-presidente da casa” acrescentou a especialista.

Desde 2003 o Conselho Regional de Medicina de Rondônia vem discutindo e promovendo o aperfeiçoamento contínuo da classe médica. Em 2016 foram cerca de vinte e cinco cursos ministrados por grandes nomes da medicina nas mais demais especialidades, como Ortopedia, Pediatria, Mastologia, Nefrologia, Oncologia, Pneumologia, Neurointensivismo entre outros. Foram centenas de horas que abordaram temas como atendimento pré-hospitalar, defesa médica, urgência e emergência, segurança do paciente, doenças clínicas e cirúrgicas, a medicina na Amazônia e Residência Médica. “A nossa meta agora é intensificar a realização desses grandes eventos também em cidades do interior do nosso estado” alerta o presidente do Cremero.

Em recente visita ao Cremero, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) Dr. Carlos Vital, externou seus cumprimentos e parabenizou todos os Conselheiros da instituição pelo excelente trabalho frente ao Projeto da Educação Médica Continuada. Rondônia tem se destacado cada vez mais nesse sentido, ao promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais.

Agenda em 2017

A agenda dos cursos do Projeto de Educação Médica Continuada no Cremero já está sendo montada. O primeiro já está programado para acontecer no auditório Conselho em Porto Velho do nos dias 24, 25 e 26 de março. Com carga horária de 30 horas, o “I Curso de Transporte Aeromédico Integrado e da Região Norte” vai alcançar não somente médicos, mas também enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e socorristas.

O evento irá contar com a participação de especialistas renomados nacionalmente, como a da do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Dr. Marco Antônio Ribeiro Cantero, do médico do 4° Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira e Diretor de Qualidade e Treinamento do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Ricardo Galesso e do médico credenciado pela ANAC e diretor acadêmico da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Dr. Rolland Duarte de Souza, do Rio de Janeiro.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
j-scatvids.club