Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
AVE é apontada como a segunda causa de morte no mundo

neurointensivismo4

Mais de duzentas pessoas, entre profissionais e estudantes de Medicina e participaram nos últimos dias 08 e 09 de setembro do Simpósio de Neurointensivismo. O evento, que aconteceu dentro do auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), contou com a presença dos especialistas Dr. Rogério Ribeiro da Silveira e do Dr. Victor Calil da Silveira, ambos, do Rio de Janeiro. O evento contou ainda com a colaboração e participação da LAMIP – Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Porto Velho.

neurointensivismo2

Quem deu as boas-vindas foi o Dr. Andrei Leonardo, vice-presidente do Cremero, ao falar da importância do evento, da competência dos profissionais convidados e também do projeto de Educação Médica Continuada, que realiza todos os meses, vários eventos direcionados aos acadêmicos e profissionais da saúde, sempre com grandes nomes da Medicina. “O projeto de Educação Médica Continuada, que zela pelo aprimoramento e conhecimento ético e científico dos médicos tem sido a cada edição, um sucesso. A Medicina evolui a cada ano e o médico precisa estar atento às mudanças” destacou Dr. Andrei.

neurointensivismo1

Dr. Rogério Ribeiro foi quem iniciou a rodada de palestras. Além de neurologista, o médico é especialista em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB) e atualmente também é diretor científico das UTIs dos hospitais estaduais Alberto Torres, Azevedo Lima e do João Batista Caffaro. Na oportunidade, Ribeiro iniciou falando sobre aspectos clínicos do Acidente Vascular Encefálico (EVE), hisquêmico e hemorrágico, que segundo dados divulgados, é a segunda causa de morte no mundo e pelo maior número de mortes no Brasil. “Ela também é a principal causa de incapacidade no adulto, com recorrência em até 35% dos casos” destacou o especialista.

neurointensivismo3

Durante os dois dias os médicos especialistas também abordaram temas como crises convulsivas, traumas, coma e meningite encefalite. Dr. Victor Calil, que possui residência em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que atualmente também é médico parecerista da Rede D´Or, operadora de hospitais independentes do Brasil, ficou surpreso com a participação e interação do público. “Me surpreendi com a casa cheia. Parabenizo o Cremero por esta iniciativa, de estar permitindo que os acadêmicos tenham cada vez mais contato com temas importantes da Medicina. Isso também é importante para mim como palestrante, porque me possibilita conhecer a realidade de outros centros. Essa troca, esse intercâmbio é muito importante. Ciência é isso” ressaltou Calil.

Ao final do evento os palestrantes foram homenageados e receberam cada um, um presente da LAMIP. “Essa já é a quarta vez que venho a Rondônia. Espero poder voltar muitas outras vezes” finalizou Dr. Rogério da Silveira.

neurointensivismo5

 

neurointensivismo6

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br