Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Acadêmicos da Facimed em Cacoal participam de julgamento simulado

simuladocacoalDezenas de alunos da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) participaram no último dia 21 de maio, de um julgamento simulado com dois casos clínicos envolvendo temas atuais e polêmicos como o abuso de mulheres durante a consulta médica e também sobre o ato médico durante o processo cirúrgico, com a apresentação de questões que envolvem o antes, durante e os cuidados após a realização de uma cirurgia.

Todo o julgamento foi conduzido pelo médico e corregedor do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Dr. Robinson Cardoso, com a participação ainda dos médicos e conselheiros Dr. William Alves do Couto e Dr. Sérgio Cardoso Ferreira. “Os alunos fizeram interessantes abordagens nos dois casos julgados. Esse momento foi importante para que eles entendam como se deve conduzir e atuar diante de situações que comprometam o código de ética médica” destacou o corregedor.

Neste processo, os acadêmicos atuaram como jurados. Dois alunos como advogados, um de defesa e outro de acusação, e outros dois alunos como revisor e relator do processo. O conselheiro e médico Dr. William Couto, que também leciona na faculdade, conta que a ideia de realizar este evento surgiu de uma demanda dos próprios estudantes. “Senti uma fragilidade de todos os acadêmicos com relação a estas questões jurídicas relacionadas diretamente com a profissão médica. Foi importante mostrar, de uma forma mais participativa, a importância dos cuidados que os profissionais têm de tomar para não serem responsabilizados civilmente” acrescentou.

O julgamento simulado aconteceu depois de uma rodada de palestras que envolviam questões do código de ética médica, como a abordagem do Termo de Consentimento, que possibilita ao paciente auxiliar nas decisões de seu tratamento, salvo quando o procedimento não for urgente e também sobre a Responsabilidade Civil Médica, com a participação do advogado convidado Alex dos Reis Fernandes. “Os alunos apresentaram muitas dúvidas. Uma delas foi com relação ao reflexo do Termo de Consentimento para a vida comum do profissional” destacou o assessor jurídico do Cremero, Dr. Rodrigo Tosta.

Esta não é a primeira vez que o Cremero realiza julgamento simulado com a participação de acadêmicos. Em agosto do ano passado alunos de medicina das faculdades Fimca, São Lucas e Unir também participaram de julgamento simulado de Processo Ético Profissional.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br