Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Dirigente do Conselho de Medicina

Dirigente do Conselho de Medicina avaliza fala de Confúcio sobre os recursos da Saúde

Antes tarde do que nunca. Foi com essa reação que o médico rondoniense, conselheiro federal do CRM-RO e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, se manifestou ao tomar conhecimento do desabafo do governador Confúcio Moura, sobre os problemas da Saúde. Confúcio postou em seu blog, no fim de semana, que a Saúde é um poço sem fundo para consumir recursos públicos e que o problema não é a falta de dinheiro, mas de gestão.

“Foi exatamente isso que coloquei ao governador quando fui convidado para assumir a secretaria estadual de Saúde”, disse Hiran, lembrando que esse diagnóstico é antigo e bem conhecido de muitas pessoas sérias, que lamentam o que está ocorrendo na saúde pública de Rondônia. Ainda durante a formação de seu secretariado, o governador Confúcio Moura lançou o convite para Hiran Gallo assumir a Secretaria de Estado da Saúde, mas, na primeira conversa para acertar detalhes sobre as intenções do novo Governo para o setor nasceram os primeiros empecilhos.

Hiran Gallo expôs ao então governador eleito que, para assumir a Sesau, as ações ali desenvolvidas deveriam ter caráter eminentemente técnico, livre de influências e indicações políticas. “Sem isso, argumentou Gallo na ocasião, nada se muda na Saúde, porque não é apenas falta de recursos que emperram o setor, mas a má gestão dos recursos para lá destinados. Finalmente, depois de oito meses de administração o governador compreendeu isso. Espero que ele trabalhe para mudar esse quadro”, reiterou o dirigente do Conselho Federal de Medicina.

Se quiser realmente desenvolver um trabalho sério objetivando tirar as ações da Saúde de amarras políticas, explica Hiran Gallo, o Governo de Rondônia terá todo o apoio do Conselho Regional e do Conselho Federal de Medicina.

Assessoria de Imprensa Cremero

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br