Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Artistas são premiados durante o Festival de Cultura do Cremero

cultura 1

A premiação ocorreu na noite do último dia 28, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e contou com a participação de médicos, familiares e artistas locais. Os convidados assistiram a declamações de poesias, apresentações musicais e conferiram a exposição de pinturas em telas, com a presença dos artistas que participaram do Concurso de Pintura do Cremero, que este ano teve como tema a “Relação Médico Paciente”.

cultura 7

A comissão, que avaliou os trabalhos levando em consideração critérios como qualidade estética, criatividade, originalidade e técnica, premiou cinco dos dezessete pintores participantes do concurso de pintura. Os artistas Evenilson Pinheiro Pereira (Binho), Elias Damasceno dos Santos, Francisco de Assis da Silva (Assis Chateaubriand), Júlio César de Almeida (Bototo) e Rodrigo Alves Caldeira levaram cada um, além de um certificado de participação, um cheque no valor de R$ 1.200,00. “É muito bacana ver empresas e autarquias investindo na cultura local. Agradeço imensamente a oportunidade que tive de participar deste concurso de pintura” destaca Bototo, que retratou sua experiência quando ficou doze dias em coma.

cultura 2

O evento também contou com várias outras atrações. Carminda Nogueira foi uma das convidadas a participar do Festival com a declamação de todas as poesias escritas para o evento. As poesias eram intercaladas às apresentações musicais, que contou com a participação do Tonhão dos Teclados, do cantor Ernesto Melo e Fina Flor do Samba, da cantora Rose Mary e também do Dr. Samuel Castiel, ao saxofone. “A medicina não é só ciência, também é arte” disse o presidente do Cremero, Dr. Cleiton Bach, ao abrir o evento e dar as boas-vindas. Logo em seguida, o médico e escritor Dr. Viriato Moura agradeceu e enalteceu a importância de eventos como este na classe médica. “A prática da Medicina é uma arte, baseada na ciência. Nessa perspectiva, não há divisão. Uma não vive sem a outra” enfatizou Dr. Viriato.

cultura 3

cultura 4

O Cremero ainda expôs e presenteou a comunidade com livros escritos por médicos. Todos os pintores participantes receberam um certificado de participação. Todas as obras inscritas integram agora o acervo do Cremero. As telas estão, desde o dia 29 de outubro, expostas no Porto Velho Shopping. A exposição segue até o dia 11 de novembro. A diretoria do Conselho já prevê, para a edição do ano que vem, a inclusão de outros tipos de arte durante o Festival.

cultura 5

cultura 6


Trabalhos premiados:

Autor: Assis Chateaubriand
Título: O mosquito X médico
Técnica: Mista Monocromática
Descrição: Os médicos pioneiros e a forte relação com os ribeirinhos, seringueiros e índios. Representa a luta dos médicos e suas pesquisas com as doenças tropicais.

Autor: Bototo
Título: Doze dias em coma
Técnica: Acrílico sobre tela
Descrição: A história que vivi, não vi, me contaram... Doze dias em coma e anjos em minha volta.

Autor: Binho
Título: Relação Interativa
Técnica: Oléo sobre tela
Descrição: Representa a construção da relação médico paciente pelo conhecimento cientifico adquirido por anos de estudos e pesquisa dedicados ao paciente que é a principal causa  da sua existência profissional

Autor: Elias
Título: Agir e reagir
Técnica: Acrílico sobre tela
Descrição: O médico é aquele que passa tranquilidade quando o paciente está passando por situação de dor. Assim, a vida é feita de AGIR E REAGIR.

Autor: Rodrigo Alves Caldeira
Título: O consultório encantado Dr. Cores
Técnica:
Descrição: – A obra retrata o lado sensível da relação entre médico e o paciente. As cores representam a dualidade, busca equilibrar o ambiente hospitalar trazendo um ar de descontraído e confiante para o pacientes e profissionais. O consultório não se restringe apenas a ala hospitalar ou  ao aspecto físico de cura, mas também os processos emocionais  e ‘’ espirituais’’ necessários para que o paciente reestabeleça sua saúde por completo

cultura 8

cultura 9

cultura 10

cultura 11

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br