Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Medicina: Egressos passam pelo exame do Cremero

exame1.1

Mais da metade dos alunos e recém formados em Medicina que se inscreveram no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) compareceram na manhã deste último domingo (16) ao Instituto Maria Auxiliadora, local onde foram aplicadas as provas. Os egressos tiveram cinco horas para responder a 120 questões de múltipla escolha nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular).

Acadêmicos e funcionários do Conselho acompanharam e serviram de testemunha na abertura das provas que chegaram ao local totalmente lacradas. A prova, desenvolvida e aplicada pela Fundação Carlos Chagas, teve início às 7h. Os alunos foram divididos em duas salas. “Acho que essa prova deveria ser obrigatória e nacional, assim como o exame da OAB. Essa nossa profissão vai lidar com vidas e infelizmente, nem todos que saem da faculdade, estão preparados para trabalhar” afirmou a acadêmica da Facimed de Cacoal, Natacha Dias.

exame2.2

A estudante Carina Frota de 26 anos e que também cursa Medicina na Facimed, explicou que saiu da sua cidade até a capital para fazer a prova porque além de ser um exame de avaliação, também possui outros benefícios. “A prova, que também é aplicada pelo Cremesp, é um critério de desempate nas provas de residência e em concursos públicos” explicou. Já para Renan Dantas, recém formado pela Universidade Federal de Rondônia, a prova serviu como um simulado para a prova de residência “Isso também vai revelar o nível de conhecimento dos novos médicos” enfatizou.

Esta é a segunda vez que o Cremero aplica o exame em Rondônia. Em 2015, mais de 80% dos egressos não acertaram mais da metade da prova. O presidente do Conselho Dr. Cleiton Bach explica que o mau desempenho no exame não impede a obtenção do registro no Cremero. “Quem passa pela prova, obtém benefícios. A nossa intenção com isso é justamente a de avaliar a qualidade de ensino e contribuir para melhorias” ressaltou o presidente.

exame3

Serão considerados aptos os formandos ou recém-formados que acertarem, pelo menos, 60% das questões do exame objetivo. O resultado do exame deve sair em quinze dias. A divulgação será feita pela própria Fundação Carlos Chagas, pelo site na internet.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br